quarta-feira, 3 de setembro de 2014

ARTE CAPILAR AFRICANA
A África é um continente que possui em sua maioria áreas pobres e de miséria, mas que apesar de tudo não deixa de ter uma cultura em geral brilhante e que se estudada a fundo nos revela preciosidades.
Os africanos tem uma particularidade capilar que se espalhou por todo o mundo já que boa parte da sociedade é descendente de negros, pela miscigenação. No continente devido á situação pobre da maioria das regiões ás pessoas não tinham acesso á tratamentos capilares e por isso usavam e ainda usam oque podem para cuidar de suas madeixas, sendo assim se desenvolveu uma cultura capilar envolvendo tranças, dreads, cabeças raspadas etc desde os tempos antigos e se tornou um marco da personalidade negra.
Porque nem todos os negros no mundo aderem á cultura natural de seus cabelos? É de fácil compreensão que seguimos sem perceber uma idealização de padrão europeu, cabelos lisos custe oque custar, na verdade ninguém se aceita como é, a indústria oferece vários tratamentos químicos fortes que são capazes realmente de alisar os cabelos crespos encaracolados e etc colocando as pessoas em um circulo vicioso no qual ela perde a essência de ser ela mesma como nasceu com a desculpa de que se facilita e elimina problemas seguindo padrões de estereótipos.
Estamos no século XXI, creio que já é hora das pessoas serem livres dos padrões que as prendem e as forçam ser oque não são, os negros da África tem uma historia linda que necessita ser valorizada de todos os ângulos, as raízes negras não devem se render a padronização da atualidade.
Priscila Sena N° 38


Nenhum comentário:

Postar um comentário