terça-feira, 5 de agosto de 2014

A fome na África.

O continente é um grande produtor e exportador de produtos naturais da produção agrícola, porém não consegui alimentar sua população. A África apresenta um grande número de desnutrido, isso lhe dá a condição de pior do mundo nesse aspecto. O continente se caracteriza pela presença da fome, realidade que aumenta a cada dia. Os países que mais sofrem com a fome são: Etiópia, Somália, Sudão, Moçambique, Malávi, Libéria e Angola.
As estimativas, segundo um relatório do Instituto Internacional de pesquisa em política de alimentação, o número de crianças subnutridas subirá cerca de 18% estimativa para o ano 2020.



De acordo com o diretor executivo do programa mundial de alimentos da ONU, James Morris, a falta de alimento na África provoca a vulnerabilidade política, desse modo, a fome é, ao mesmo tempo causa e consequência da pobreza. Além disso, é causa e consequência dos conflitos. No mesmo estudo foi divulgada outra estimativa, que afirma que nos próximos 20 anos o continente africano terá uma diminuição na produção de alimentos em cerca de 20% fato desencadeado pelos conflitos internos. 
As taxas de crescimento natural na África são as mais 
elevadas do mundo. Para se ter uma ideia, a população africana em 1950 era constituída por 221 milhões de pessoas, atualmente, são mais de 850 milhões.
São muitos os motivos que proporcionam esta situação 
deplorável. 

A seguir, os fatores que favorecem a proliferação da fome no continente:



• Ocupação de grande parte das terras para o plantio de 
culturas monocultoras destinadas à exportação, portanto não produzem alimentos que abastecem o mercado interno.

• Diminuição da oferta de alimentos no continente.

• Grande ocorrência de desertificação, em razão da ocupação de áreas impróprias para agricultura.

• Diminuição das pastagens e terras férteis no continente.

• Os conflitos étnicos que resultam em guerras civis.
Em suma, o que temos é um quadro socioeconômico bastante debilitado, e as perspectivas são negativas em relação a esse continente.






Nome: Ana Carolina Pimenta.  Nº: 01.  3º: B.

Um comentário:

  1. A áfrica é considerado um dos continentes mais pobre de todo tempo, onde que as pessoas de lá sofre com a crise de fome, epidemia de doenças contagiosa, vírus da AIDS, praga e muitos outros problema que a áfrica vem enfrentado.

    Na África morem todos os dias um numero muito alto de criança por causa da desnutrição e principalmente por causa da fome, a muitas pessoas que largam sua vida aqui no Brasil para fazer missão na Africa ,abrindo orfanatos para alimentar pelo menos um pouco dessas crianças que passam muita fome
    raama ,numero 39,3-b

    ResponderExcluir