O último lugar no ranking de IDH da Organização das Nações Unidas (ONU) é Serra Leoa. Não é sem motivos que é considerado o país mais pobre do mundo. Em Serra Leoa, a renda per capita é de 490 dólares por ano e a expectativa de vida é de apenas 39 anos.
Além de Serra Leoa, a lista dos 10 países mais pobres do mundo inclui Chade, Mali, Burkina Faso, Etiópia, Níger, Guiné, Guiné-Bissau, Benin e Moçambique.
Como se não bastasse figurar num dos últimos lugares do ranking de IDH da Organização das Nações Unidos, o Chade é também considerado o país mais corrupto do mundo. Segundo o relatório anual da Transparency International (TI), uma organização não governamental que luta contra o fenômeno, o único país a ameaçar o Chade na triste posicão no ranking de corrupção é Bangladesh, na Ásia.
A Costa do Marfim (Côte d’Ivoire, em francês) recebeu esse nome devido ao intenso comércio de marfim na região. Atualmente, a base da economia é o cacau e não o marfim como muita ainda gente ainda imagina.
A capital da Tanzânia é a cidade de Dodoma, mas a maior parte da cúpula administrativa fica na maior cidade do país: Dar es Salaam.
A Costa do Marfim possui duas capitais: Yamoussoukro (capital constitucional) e Abidjan (sede do governo).
A África do Sul, por sua vez, possui três capitais: Pretória (administrativa), Bloemfontein (judiciária) e Cidade do Cabo (legislativa).
Acredite, a universidade mais antiga do mundo não é nenhuma universidade européia. A mais antiga é a Karueein, no Marrocos, fundada em 859.
Os três maiores lagos da África ficam no território da Tanzânia. São eles: Vitória, Tanganica e Malauí.
Por falar nisso, além de ser o lago mais profundo da África, o Tanganica possui espécies de peixes que só existem lá e em nenhum outro lugar.
Mirella Cristina n°37 3°B
Nenhum comentário:
Postar um comentário